Claraboia e economia de energia

por nexos
economia de energia

Adicionar uma claraboia ao layout de um cômodo da sua casa é ideal para dar um toque de requinte, além de permitir a iluminação natural em um ambiente interno. O uso deste objeto iniciou-se na Europa antiga. Ela tinha a função de iluminar grandes construções e aliviar esteticamente o peso das suas cúpulas.

Além de valorizar o ambiente interno, as claraboias são muito utilizadas pois garantem economia de energia elétrica. Afinal, dessa forma, o ambiente terá mais entrada de luz natural. A claraboia é muito versátil e pode ser instalada em qualquer cômodo, sem restrições. Ela é basicamente um elemento que possui a função permitir a passagem de luz natural e ventilação. Além disso pode, até mesmo, ajudar na redução do peso das estruturas. Entretanto isso depende da ocasião que forem aplicadas e do tipo do prédio.

Como funciona uma claraboia?

Um dos pontos mais altos deste elemento é o seu papel decorativo e funcional. Dessa forma, ele permite o fornecimento de iluminação, ventilação para um cômodo que não pode ter janelas laterais e a economia de energia, é claro. A claraboia é tão interessante no quesito de economia de energia, pois permite a entrada da luz natural durante boa parte do dia, descartando, dessa forma, a necessidade de iluminação artificial. Entretanto, nada é perfeito. E a claraboia não sai ilesa nesse quesito.

Como tudo na vida, existem prós e contras na aplicação desse elemento. Vamos às desvantagens! Um dos pontos negativos apontados por diversos arquitetos, é a própria incidência da iluminação natural contínua. Sendo assim, pode haver  necessidade de se instalarem cortinas apropriadas no caso de quartos e salas, por exemplo. Isso deve ser feito para que a entrada de luz natural não atrapalhe as funções e usos que necessitem ausência de luz. Outro ponto que deve ser analisado é o calor. Vale ressaltar, também, que antes de instalar uma claraboia, deve-se observar o entorno da residência para que construções mais altas não consigam ter visibilidade de seu interior.

Estrutura

Para a instalação correta de uma claraboia, é necessário que a cobertura do telhado tenha sido projetada para esta função. Sendo que não é recomendável o corte posterior de lajes elaboradas em concreto, salvo ocasiões em que ela possua suporte estrutural para tal feito. O que pode ocorrer é a substituição de telhas comuns por opções transparentes em policarbonato ou confeccionadas em acrílico. É indispensável que a abertura onde a claraboia será instalada possua um projeto bem elaborado, de modo que não haja futuros imprevistos, como as temidas infiltrações.